Câmara Municipal de Blumenau

Poder Legislativo do Município de Blumenau

Requerimento 1727/2021

Dados do Documento

  1. Data do Documento
    13/10/2021
  2. Documento Impressão
  3. Documento sem Manifesto
  4. Ementa
    providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: De quem é a responsabilidade pela ordem de fechar os cemitérios públicos após as 18:00 horas? Justificativa: há denuncias de adeptos da matriz afro-religiosa, feitos por membros da religião de tradição como Umbanda e Candomblé, de que os cemitérios públicos de Blumenau são fechados com correntes a partir das 18 horas. Enfatiza-se que o cruzeiro dos cemitérios é consagrado às almas, existem orixás como LANSA, OMOLÚ, OGÚM, MEGE e EXÚ também são respeitados nesse local, que são espaços para descarrego e curas, no período noturno. O espaço deverá ser aberto sem correntes. As correntes são para impedir o espaço da entrada de carros, forçando-os a entrarem a pé e pelos fundos do cemitério para adentrar no local. O país é laico e todas as manifestações religiosas estão garantidas pela Constituição. Axé é para quem é de Axé, e Jesus para quem é de Jesus. 
  5. Situação
    Arquivado em 22/10/2021


Senhor Presidente da Câmara Municipal de Blumenau,

 

A Vereadora que este subscreve requer à Mesa Diretora desta Casa que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de:
providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação:

De quem é a responsabilidade pela ordem de fechar os cemitérios públicos após as 18:00 horas? 

Justificativa: há denuncias de adeptos da matriz afro-religiosa, feitos por membros da religião de tradição como Umbanda e Candomblé, de que os cemitérios públicos de Blumenau são fechados com correntes a partir das 18 horas. Enfatiza-se que o cruzeiro dos cemitérios é consagrado às almas, existem orixás como LANSA, OMOLÚ, OGÚM, MEGE e EXÚ também são respeitados nesse local, que são espaços para descarrego e curas, no período noturno. O espaço deverá ser aberto sem correntes. As correntes são para impedir o espaço da entrada de carros, forçando-os a entrarem a pé e pelos fundos do cemitério para adentrar no local. O país é laico e todas as manifestações religiosas estão garantidas pela Constituição. Axé é para quem é de Axé, e Jesus para quem é de Jesus. 




  
 

Sala das Sessões, 13 de outubro de 2021.




Teresinha Aparecida Cardoso
Vereadora