Câmara Municipal de Blumenau

Poder Legislativo do Município de Blumenau

Relatório Final 1/2021

Dados do Documento

  1. Data do Documento
    21/09/2021
  2. Documento Impressão
  3. Documento sem Manifesto
  4. Ementa
    Relatório Final Comissão Legislativa Temporária Especial de Acompanhamento a Municipalização do Centro Esportivo Bernardo Werner - SESI, Resolução da Mesa Diretora nº3615/21.
  5. Situação
    Protocolado em 19/10/2021
Desejo acompanhar o andamento em meu e-mail
RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO LEGISLATIVA TEMPORÁRIA ESPECIAL DE ACOMPANHAMENTO A MUNICIPALIZAÇÃO DO CENTRO ESPORTIVO BERNARDO WERNER - SESI.

Em 25 de maio de 2021, foi constituída a Comissão Legislativa Temporária Especial de Acompanhamento a Municipalização do Centro Esportivo Bernardo Werner - SESI, através de Resolução da Mesa Diretora nº 3615/2021, de solicitação do Vereador Egídio Beckhauser, através do Requerimento nº 716/2021.

A Comissão reuniu-se pela primeira vez em 25 de maio de 2021, tendo na Presidência o Vereador Alexandre Matias, na Vice-Presidência o Vereador Carlos Wagner - Alemão, na Relatoria o Vereador Ailton de Souza e, como membros os vereadores Gilson de Souza e Marcelo Lanzarin. Esteve presente também, o Secretário Marcelo Greuel, Secretário de Turismo de Blumenau. Na ocasião, o Vereador Alexandre Matias conduziu os trabalhos elegendo a composição dos membros, tendo como presidente o Vereador Alexandre Matias, Vice-Presidente Carlos Wagner, Relator o Vereador Ailton de Souza e membros, os vereadores Gilson de Souza e Marcelo Lanzarin. Em seguida, o Presidente, Vereador Alexandre Matias, abriu a palavra ao Secretário Marcelo Greuel, para realizar uma explanação e contextualização da situação em que se encontra o processo de municipalização do SESI. O Secretário apresentou o projeto de municipalizar o Complexo Esportivo Sesi, destacou que o SESI é uma estrutura muito importante para o município e uma das maiores do Brasil. Contextualizou a situação atual, informando que o Prefeito teve uma reunião há algum tempo atrás, para discutir a possibilidade de municipalizar o SESI.  Informou que que o SESI, teve uma mudança de filosofia, voltada mais para área da educação, foi então, que surgiu o diálogo para municipalizar o SESI. As conversas iniciaram com o Presidente Mário Aguiar da FIESC, onde então iniciou os trabalhos entre a prefeitura de Blumenau e o FIESC, montando uma comissão de trabalho durante 120 dias, para levantar todos os pontos e avaliar as possibilidades para que dentro do prazo, possa ser entregue um plano de negócios para viabilizar o complexo do SESI. O Secretário afirmou também, algumas demandas do município de Blumenau, principalmente com o anseio por um estádio municipal e uma arena, considerando o fato de que o Galegão não comporta mais todas as modalidades, principalmente as modalidades que estão nos campeonatos nacionais. Os Vereadores manifestaram-se no sentido de preocupação quanto ao equilíbrio das contas e com a gestão financeira, além da necessidade de utilizar o espaço da melhor forma possível, discutindo inclusive a possibilidade de alocar no espaço a estrutura de algumas secretarias. 

No dia 15 de julho, a Comissão recebeu, juntamente com o secretário de Turismo Marcelo Greuel, secretário de Esportes Ricardo Echelmeier, presidente da Câmara Egídio Beckhauser e vereador Maurício Goll, os representantes da Secretaria Nacional de Alto Rendimento Esportivo, o chefe de gabinete Sandro Felício dos Santos e o diretor de esporte de base e alto rendimento Luís Roberto de Moraes Duarte, para uma visita técnica na estrutura do Sesi. Na sequência, os representantes foram recebidos em gabinete pelo prefeito Mário Hildebrandt onde expressaram a intenção de firmar uma parceria com o município para que o Sesi seja um Centro de Referência Olímpico. Esta visita foi resultado da viagem à Brasília realizada pelo presidente da Comissão vereador Alexandre Matias, que no dia 07 de julho se reuniu com o secretário Nacional de Alto Rendimento Bruno Souza o qual expressou interesse em investir no Complexo do Sesi caso venha a ser municipalizado.

A segunda reunião ocorreu no dia 24 de junho de 2021, na ocasião , reuniram-se os Vereadores Alexandre Matias, Carlos Wagner - Alemão, Ailton de Souza - Ito, Gilson de Souza, e a ausência justificada do Vereador Marcelo Lanzarin. Também esteve presente o Vereador e Presidente da Câmara Sr. Egídio Beckhauser, o Vereador Maurício Goll, bem como o Secretário Marcelo Greuel, Sr. Ricardo Echelmeier e o Diretor Sr Guilherme convidados para esta reunião. O Sr. Presidente destacou a visita técnica realizada no Complexo Esportivo, onde todos os presentes na visita, puderam acompanhar e entenderem com maiores informações a estrutura que poderá ser destinada ao município. O Vereador Alexandre Matias manifestou que a reunião servirá como apresentação de todo o Complexo Esportivo com a explanação realizada pelo Secretário Marcelo Greuel. O Secretário manifestou novamente quanto a importância do processo de municipalização, considerando a grandeza e significado que o Complexo Esportivo representa para o município de Blumenau. O Secretário Marcelo iniciou sua apresentação de modo a destacar todas as estruturas dispostas no SESI através de um “Power Point”, conforme apresentação disponibilizada aos vereadores. Os Vereadores se manifestaram no sentido da preocupação financeira, bem como a utilização do espaço, além da importância e relevância que o Complexo tem para a cidade.

CONCLUSÃO 

A Comissão buscou através das reuniões e da visita técnica realizada, discutir quanto a necessidade de o município de Blumenau adquirir o Centro Esportivo, de modo a oportunizar aos blumenauenses uma estrutura reconhecida nacionalmente, totalmente gratuita a disposição das pessoas. Nas discussões, os Vereadores demonstraram a preocupação com o equilíbrio financeiro, em contraponto também com a oportunidade de tornar aquele espaço, um espaço totalmente público e de convívio a sociedade. O tema aguarda para ser discutido juntamente ao Executivo Municipal, principalmente no que tange a valores da transação e consequentemente a viabilidade da execução do projeto.

Movimentações

Andamento
21 Oct 2021 17:50
Encaminhado
Destinatário: Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento do processo de municipalização do Centro Esportivo Bernardo Werner – SESI
20 Oct 2021 09:29
Adicionado na ordem do dia (REUNIÃO ORDINÁRIA DE 21 DE OUTUBRO DE 2021)
19 Oct 2021 15:38
Protocolado
21 Sep 2021 15:41
Elaborado
Ínicio