Câmara Municipal de Blumenau

Poder Legislativo do Município de Blumenau

Moção 50/2021

Dados do Documento

  1. Data do Documento
    18/05/2021
  2. Autores
  3. Documento Impressão
  4. Documento sem Manifesto
  5. Ementa
    Moção de Apelo ao Governo do Estado de Santa Catarina, para que inclua na lista de prioridades da vacinação da Covid - 19, as mães lactantes. 
  6. Situação
    Arquivado em 21/05/2021


Senhor Presidente da Câmara Municipal de Blumenau,

 

O Vereador que este subscreve requer à Mesa Diretora desta Casa a inclusão em ATA, com deliberação plenária, de:

Moção de Apelo ao Governo do Estado de Santa Catarina, para que inclua na lista de prioridades da vacinação da Covid - 19, as mães lactantes. 

Justificativa: Pesquisas realizadas entre os anos de 2020 e 2021 comprovam ou sugerem que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente, aumentando a chance de proteção a pelo menos duas pessoas, com uma única dose de aplicação da vacina. Refere-se desta forma a uma estratégia de imunização eficiente e também econômica, além de incentivar por meio de política pública o aleitamento materno por maior período. Entende-se que o  leite materno é a única forma de levar algum grau de proteção para bebês menores de 2 anos que não estão sendo vacinados e não podem fazer o uso de máscaras pelo risco de sufocamento. Muitas mães lactantes necessitaram voltar ao trabalho presencial, o que  as coloca em maior exposição ao contágio e consequentemente torna seus filhos ou filhas mais vulneráveis também. Somente com a  vacinação das lactantes é que teremos uma diminuição do índice de morte materna e poderemos conter a contaminação desses bebês, buscando assim interromper novos ciclos de desestruturação familiar em função dos óbitos ocasionados pela pandemia.

 

Sala das Sessões, 18 de maio de 2021.

Bruno Cunha
Vereador